Olimpíada de Empreendedorismo

0. DAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

0.0. Calendário oficial 2024 ANEXO II.

0.1. “Embaixador” é a pessoa física ou jurídica, representada na pessoa de um dos seus executivos, que ajuda em uma ou mais etapas da Olimpíada do Empreendedorismo (OE), seja na divulgação ou mesmo sendo jurado.

0.1.1. Não é obrigatória a presença dos Embaixadores previamente anunciados pela OE na última etapa do evento. Por questões de agenda, os Embaixadores e os jurados anunciados poderão participar de uma parte ou de toda a OE, conforme seja conveniente para o Embaixador e a OE. Por este motivo, a OE também pode convidar novos Embaixadores a seu exclusivo critério sem precisar comunicar os participantes das alterações.

0.1.2. A OE poderá divulgar produtos e serviços dos Embaixadores ou de empresas das quais sejam sócios.

0.2. “Co-Produtores” são os Embaixadores, apoiadores, patrocinadores e empresas que estão ajudando com a edição da OE do ano vigente, não sendo obrigatório, portanto, a sua presença nas edições seguintes.

0.2.1. Pelo fato dos Co-Produtores estarem auxiliando na operação administrativa da OE eles terão acesso a todas as informações inerentes ao evento, inclusive dos dados pessoais e sensíveis disponibilizados pelos participantes, com a ressalva de que os Co-Produtores atuarão em consonância com os termos da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados)

0.2.2 .Os Co-Produtores, em razão do disciplinado na cláusula anterior, poderão entrar em contato com os participantes e/ou seus representantes legais a fim de ofertarem produtos e/ou serviços.

0.3.  Startup, é uma empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto ou um serviço que resolve um problema. Para a OE, o conceito Startup, ou equipe, é usada para a empresa ou ideia de empresa que será desenvolvida.

0.3.1. Os participantes serão integralmente responsáveis pelas informações das startups, eximindo a OE de toda e qualquer infração aos direitos de propriedade intelectual que sejam eventualmente utilizados de terceiros.

0.4. Na segunda etapa da OE, as Startups serão divididas por regionais. As regionais são divididas por cidades de forma que cada regional a equilibrar o número de escolas em cada regional. A proximidade é levada em consideração na divisão das regionais, porém o critério mais importante é que cada regional tenha o mesmo número de escolas ou a menor diferença possível na quantidade de escolas entre as regionais.

1. PARTICIPAÇÃO

1.1. Podem participar do Concurso Olimpíada de Empreendedorismo todos os alunos das escolas públicas e privadas brasileiras, matriculados regularmente desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, por intermédio de suas escolas, que serão responsáveis por realizar a inscrição para o Concurso.

1.2. A competição será dividida em duas categorias:

1.2.1. Ensino Fundamental – Anos Finais: Alunos do 6º ao 9º ano.

1.2.2. Ensino Médio: Alunos da 1ª à 3ª séries.

1.2.3. A inscrição da escola permitirá a participação nas duas categorias.

1.2.3.1. Não haverá limite de alunos por escolas para participar da OE, desde que respeite as categorias.

1.2.3.2. Após a 1ª etapa, cada escola poderá enviar suas Startups ganhadoras para concorrer na etapa regional (2ª Etapa). Nesta etapa, será permitido apenas o envio de uma startup por segmento.

1.3. É vedada a participação de alunos de escolas preparatórias para os vestibulares e de cursos livres. A participação é restrita aos alunos matriculados em escolas devidamente cadastradas e inscritas no MEC/INEP.

1.4. Definição de equipes: cada equipe será formada por, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 alunos para a montagem de um projeto de startup

2. OBJETIVOS

2.1. São objetivos do Concurso Olimpíada de Empreendedorismo:

 Favorecer o estudo de maneira interessante colocando os alunos em situações reais para que os alunos vivenciem o empreendedorismo de maneira mais prática;

 Incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos de empreendedorismo desde cedo;

 Estimular a capacidade dos alunos resolver problemas e trabalhar em equipes;

 Colocar o aluno como protagonista;

 Fomentar um ambiente empreendedor nas escolas e contribuir para a melhora do ensino;

 Auxiliar no desenvolvimento das habilidades do futuro e auxiliar os alunos na escolha profissional;

 Desenvolver a capacidade dos alunos de obter realização e satisfação através da atividade intelectual.

 Acelerar o processo de criação de startups, bem como possibilitar o programa de apoio ao crescimento – e escalabilidade – de negócios iniciantes (incubadora).

3. INSCRIÇÃO

3.1. As inscrições podem ser feitas pela escola.

3.1.1. Da Inscrição de escolas: A inscrição é feita por meio da escola que utilizará, para identificação durante todo o processo, seu e-mail e código do MEC/INEP de 8 dígitos ou CNPJ. As escolas com mais de uma unidade escolar, com códigos MEC/INEP e CNPJ diferentes, deverão inscrever-se por código/CNPJ e não por rede ou grupo de escolas.

3.1.2. As escolas serão as responsáveis em coletar o consentimento dos responsáveis legais dos alunos para autorizá-los a participar da OE.

3.1.3. Em razão do disposto na cláusula anterior e aos princípios da confiança e da boa-fé objetiva, OE aceitará a inscrição de todos os alunos inscritos pelas escolas.

3.2. As escolas privadas conveniadas com a rede pública de ensino que tiverem composição mista (alunos da rede pública e privada) serão consideradas como privadas em todas as etapas do processo.

3.3. Não são permitidas inscrições de pessoas físicas como escolas, isto é, um estudante ou grupo de estudantes e/ou pais e familiares não podem fazer inscrição da escola sem a intermediação das escolas.

3.4. O período de inscrições e pagamentos será estritamente considerado o período disponível no calendário oficial do Concurso que será divulgado no site oficial. Não serão aceitas inscrições nem pagamentos fora desse período sob qualquer hipótese.

3.5. O pagamento poderá ser feito via cartão de crédito, PIX ou boleto direto no site da OE.

3.6. Não serão aceitas inscrições enviadas por meio de mensagens eletrônicas, fax, telefone, ou por meio postal.

3.7. A inscrição de escola particular será efetivada após o pagamento da taxa por parte de cada escola. O detalhamento de cada um dos pacotes e seus respectivos valores encontra-se no ANEXO I.

3.8. O Kit será enviado para a escola particular em até 60 dias após efetuar o pagamento, realizar a reunião inicial com o coordenador da OE e preencher o formulário de inscrição que será enviado após o pagamento (Anexo III).

3.8.1. Os valores são por escola, independentemente do número de alunos participantes. Escolas não tem número limite de equipes, apenas respeitar que cada equipe tem que ter no mínimo 2 alunos e no máximo 5 alunos. Cada equipe irá desenvolver 1 projeto de startup.

3.8.2. Cada unidade escolar particular (definida pelo seu código MEC/INEP ou CNPJ) deverá realizar uma inscrição e seu correspondente pagamento. As escolas com mais de uma unidade escolar deverão realizar o pagamento por código MEC/INEP e não por grupo ou rede, conforme previsto no item 3.1.

3.8.3. A inscrição da escola particular só será confirmada após o processamento pelo sistema bancário e após a confirmação do pagamento do boleto no prazo estabelecido.

3.8.4. A inscrição da escola não será aceita caso o pagamento da taxa seja efetuado após o prazo determinado no boleto

3.8.5. As Notas Fiscais de Serviços referentes aos pagamentos das inscrições serão disponibilizadas no mínimo 15 dias após a confirmação de pagamento pelo banco. Não emitimos, em nenhuma circunstância, Notas Fiscais prévias à confirmação do pagamento pela nossa instituição bancária.

3.8.6. O valor da taxa de inscrição será devolvido apenas em casos de cancelamento da Olimpíada de Empreendedorismo, assim como nos casos previstos em lei.

3.8.7. Se a escola realizar o pagamento da taxa e não completar a inscrição com todas as informações necessárias para a participação na OE, o valor da inscrição não será devolvido, pois se trata de culpa exclusiva do participante

3.8.8. Após a confirmação do pagamento, o responsável pela escola cadastrado na plataforma receberá um e-mail para criar uma senha de acesso à área reservada. Somente com esse nome de usuário e senha, a escola poderá acessar o portal da Olimpíada para cadastrar as equipes e os alunos.

3.9. As escolas públicas devem realizar a inscrição através do site da Olimpíada de Empreendedorismo.

3.9.1. O recebimento do kit está condicionado à realização da inscrição completa, Anexo III.

3.9.2. A inscrição completa requer o agendamento e a realização de uma reunião junto a OE.

3.9.3. Para concluir a inscrição completa, a escola deve cadastrar, no portal da OE, pelo menos um professor de ligação vinculado à instituição de ensino, bem como todos os alunos no segmento participante.

3.9.3.1. No caso de uma escola de Ensino Fundamental (EF), o contratante compromete-se a cadastrar todos os alunos do 6º ao 9º ano.

3.9.3.2. Se a instituição for uma escola de Ensino Médio (EM), o contratante deverá cadastrar todos os alunos pertencentes às séries de 1ª à 3ª.

3.9.3.3. A escola tem o prazo de 30 dias, a contar da data de inscrição no site, para agendar a reunião com a OE, sob pena do indeferimento da inscrição.

3.10. A Olimpíada de Empreendedorismo não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, por erro ou atraso dos bancos, ou entidades conveniadas no que se refere ao processamento da taxa de inscrição, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Favor atentar ao prazo regulamentar de inscrições.

3.11. Caso a escola exija a participação por questão curricular da escola, isso é responsabilidade da escola, não sendo essa uma imposição da OE.

3.12. Cada escola receberá um e-mail com instruções de uso do portal e será responsável pelo cadastro das equipes e dos alunos, sendo que a OE não se responsabiliza pela falta de cadastro das equipes e dos alunos no prazo de inscrição. Ao inserir os alunos no portal da escola, ou em planilha enviada à escola, cada aluno irá receber um e-mail para criar uma senha para acessar no portal do aluno da OE. No portal dos alunos terão mais instruções, acesso aos conteúdos, calendário e prazos das entregas do concurso que cada equipe irá ter que fazer.

3.13. O cadastramento dos alunos pelas escolas poderá ser realizado ou alterado conforme prazo previsto no Calendário Oficial.

3.13.1. A escola assegura que o cadastro no portal da OE será realizado de maneira completa e precisa, fornecendo todas as informações necessárias.

3.13.2. A escola compromete-se a manter atualizado o cadastro dos professores de ligação e dos alunos, informando prontamente qualquer alteração.

3.13.3. A escola assume total responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas no cadastro, isentando a OE de qualquer responsabilidade por dados incorretos.

3.14. Ao efetuar a inscrição ou pagamento da OE, a escola aceitará integralmente todos os termos deste regulamento, bem como todos os termos de uso e privacidade do site oficial do concurso.

3.15. As escolas devem escolher um docente (professor, diretor ou coordenador) para ser o responsável da OE na escola. A escola tem que mandar todas a qualificação completa do representante por ela eleito, quais sejam, nome completo, profissão, e-mail, celular, CPF, RG e endereço. O responsável deve ficar em constante contato com a OE. Ele será responsável por cadastrar na OE todos os alunos da escola do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Bem como ficará responsável por organizar a 1ª etapa da OE em sua instituição, também conhecida como Pitch Day, na escola. O responsável também se incumbirá de fomentar e incentivar a OE na escola.

3.16. Não é necessário que o responsável eleito pela escola tenha expertise em tecnologia, empreendedorismo ou áreas análogas, visto que a sua função será um elo de comunicação da escola com a OE.

3.17. A escola também poderá apontar outras pessoas para auxiliar o responsável na condução do projeto.

4. PREPARAÇÃO DOS ALUNOS

4.1. No portal do aluno serão disponibilizadas todas as instruções necessárias para a participação na OE. É recomendado que todos os alunos acessem a sua área logada e fiquem atentos a todos os vídeos de instruções, bem como ao calendário oficial, pois algumas regras podem mudar de ano para ano. A escola também terá acesso a esse portal para ter ciência de todas as instruções.

4.2. Durante o ano, os alunos terão um tempo para se preparar. A OE fornece diversos materiais para que os alunos se preparem para todas e etapas da OE. Todos os conteúdos de suporte não são obrigatórios, porém, muito recomendados para a participação do concurso. Na área logada do portal, os alunos terão acesso a vídeo aulas, mentoria dos embaixadores e um ebook “Como montar uma Startup do zero”. Os conteúdos irão abordar os temas:

– Instruções gerais da OE;

– Como montar uma equipe;

– Identificar ideais de negócios;

– Criar um plano de negócios;

– Validar uma ideia;

– Elaborar um pitch (apresentação).

4.2.1. Os professores terão conteúdos adicionais para auxiliar na implementação da OE em sua escola e com se preparar para cada etapa da Olimpíada.

4.2.2. Alunos de categorias diferentes podem ter conteúdos diferentes de acordo com a necessidade de cada segmento.

4.3. A Olimpíada de Empreendedorismo declara formalmente que não assume responsabilidade quanto à variação no período de preparação disponibilizado às equipes participantes. Reconhecemos que, independentemente da brevidade do tempo alocado, aquelas equipes que demonstrarem empenho e dedicação possuem a capacidade de competir em paridade com aquelas que se beneficiaram de um prazo mais extenso para a preparação. Em virtude desta convicção, a OE mantém a posição de não realizar distinções baseadas na duração do tempo de preparo das equipes.

4.4. De fevereiro a setembro a OE irá realizar um webinar mensal para todos os alunos dentro do portal da Olimpíada. Basta entrar na área logada para ter acesso. Um calendário de datas e horários será divulgado também dentro da área logado do aluno. Fiquem atentos às datas, pois não serão reagendados. O Webinar é uma aula ao vivo sobe um tema relacionado à OE com um tempo adicional para os alunos interagirem com o coordenador olímpico e tirarem dúvidas sobre a Olimpíada de Empreendedorismo.

4.4.1. É recomendado que os professores de ligação incentivem os alunos a participar dos webinars sempre que tiverem dúvidas sobre qualquer etapa da OE.

4.4.2. A OE também irá realizar mensalmente de fevereiro a setembro um webinar exclusivo para os professores de ligação que desejam tirar dúvidas sobre qualquer etapa da OE, inscrição, implementação da Olimpíada em sua escola e qualquer assunto relacionado a OE.

5. CANAIS DE COMUNICAÇÃO5.

 COMUNICAÇÃO

5.1. A comunicação com a Olimpíada deve ocorrer exclusivamente por meio de canais oficiais.

5.1.1. A OE disponibilizará um canal de comunicação via WhatsApp, e-mail e telefone.

5.1.2. Todos os agendamentos de reunião entre o professor de ligação e o coordenador devem ser realizados através da plataforma da Olimpíada, utilizando o botão de registro.

5.1.3. Todos os agendamentos devem ser realizados com no mínimo 2 dias úteis de antecedência, e as reuniões terão uma duração de 30 minutos.

5.2. A partir do dia 26 de fevereiro até o mês de setembro, a OE oferecerá um total de 2 webinars gratuitos por mês. Um webinar será destinado ao professor de ligação, e o outro será destinado aos alunos.

5.3. Os canais oficiais são exclusivos para os professores de ligação. A OE irá interagir com os alunos exclusivamente via webinar.

6. ETAPAS

6.1. O Concurso é composta por 3 etapas:

1º etapa: etapa local (dentro de cada escola);

2º etapa: etapa regional (online);

3º etapa: final nacional (presencial).

6.1.1. A OE tem total liberdade para passar para a segunda etapa quantas equipes quiser, com o intuito de ser justo com as escolas a fim de ter uma competição o mais justa possível.

6.1.2. A OE recomenda que a etapa a ser realizada pela escola seja feita organizadamente, com a ajuda do responsável designado, por meio de um evento oficial do calendário escolar, inclusive com a presença de pais e de convidados.

6.1.3. As escolas podem realizar a 1ª etapa de forma presencial ou online, com ou sem público. A única exigência é que as startups apresentem os Pitchs para uma banca de jurados selecionadas pela escola, usando a tabela de classificação fornecida pela OE e respeitando as regras da 1ª etapa.

6.2. Apresentação das startups: cada Equipe terá 5 (cinco) minutos para apresentar a sua startup. Tudo que passar de 5 minutos de apresentação será ignorado. Recomenda-se o uso de algum recurso visual para a apresentação como uma apresentação de power point, porém, cada equipe tem liberdade para apresentar, respeitando o tempo limite. 

6.2.1. A escola irá receber um material detalhado e auxílio da equipe da OE para a realização de todas as etapas que as escolas irão participar.

1º ETAPA – Equipes inscritas pelas escolas:

a) A escola irá montar uma banca avaliadora com até 5 jurados. Esses jurados podem ser membros da escola, como professores, coordenadores ou qualquer outro funcionário e/ou pais/mães convidados para serem jurados, com a ressalva de que seu filho não esteja participando do evento no ano em que for convidado. A OE irá fornecer dentro do portal do professor uma Tabela de Classificação e um Gabarito (critérios para auxiliar em como votar). Os jurados devem receber por parte da escola os materiais fornecidos para auxiliar nas votações. A OE também fornecer uma videoaula sobre os critérios de avaliação que podem ser disponibilizados aos jurados.

b) Após a apresentação de 5 minutos de cada equipe, os jurados terão até 8 minutos por equipe para fazer perguntas aos alunos sobre as Startups. No final, os jurados devem ter um tempo para o preenchimento da tabela antes da apresentação da próxima equipe.

c) A apresentação das startups e a sessão de pergunta e respostas devem ser gravadas pela escola. Ao término de todas as apresentações, os jurados devem entregar as tabelas para o responsável da escola que deve somar as tabelas de cada startup para fazer a classificação das melhores startups, que serão aquelas com mais pontos.

d) A escola terá um prazo de até o dia 18 de setembro de 2024 para enviar para a OE as gravações e as tabelas preenchidas por todos os jurados da melhor equipe (a equipe com maior pontuação na tabela dos jurados), sendo a equipe vencedora de cada categoria da primeira etapa da Escola.

d.1) A escola deverá e enviar o termo de uso de imagem assinado pelos responsáveis legais dentro do prazo estabelecido no cronograma (Anexo II), sob pena de desclassificação.

d.2) As escolas que não enviarem os termos de uso de imagem de todos os alunos vencedores da 1ª etapa de sua instituição até o prazo estabelecido no cronograma poderão ser desclassificadas e ficarão impossibilitadas de se tornarem vencedoras da 2ª Etapa, mesmo que a startup representada obtenha a maior quantidade de votos em sua regional. O termo de imagem está disponível no portal da OE, acessível através do login do professor. Em caso de dificuldades, é possível solicitar o documento por e-mail: suporte@olimpiadaempreendedorismo.com.br.

d.3) Caso alguma escola enfrente problemas, imprevistos ou situações de força maior que impossibilitem o envio dos vídeos na data estipulada, a instituição terá um prazo adicional limite de 48 horas corridas para a submissão do vídeo. Nesse caso, é imprescindível que a escola comunique a OE através do e-mail suporte@olimpiadaempreendedorismo.com.br antes do prazo estabelecido, fornecendo uma justificativa por escrito. A decisão de aceitar a extensão do prazo será exclusivamente avaliada pela OE, considerando as circunstâncias apresentadas em cada caso.

e) Detalhes de como devem ser feitas as gravações e envio do material estarão no manual das escolas que irão receber após as inscrições.

f) A OE irá dirimir todas as dúvidas que a escola eventualmente tenha para a realização do Pitch Day, inclusive no dia do evento.

2º ETAPA – DA REGIONAL:

a) A segunda etapa é uma seletiva regional, onde todas as escolas vão avaliar startups de outras regiões selecionadas na 1ª Etapa e com a banca oficial da OE serão selecionadas as 24 (vinte e quatro) equipes finalistas: 12 equipes por categoria.

a.1) As equipes participantes da 2ª etapa serão distribuídas em 12 regionais por categoria, a critério da OE, seguindo a definição de regional estabelecido nesse regulamento.

b) Para a realização da 2ª Etapa serão utilizados os vídeos gravados na 1ª Etapa. O vídeo enviado deverá ter no máximo 5 (cinco) minutos.

c) Os jurados deverão preencher, a partir das orientações da OE, os formulários online.

c.1) As escolas que optarem por participar da votação devem, obrigatoriamente, assinar o termo de confidencialidade.

c.2) A OE disponibilizará o termo de confidencialidade no portal de acesso exclusivo do professor.

d) O número de jurados, bem como o número de equipes a serem avaliadas por cada escola, serão escolhidas livremente pela OE.

e) A partir dos resultados obtidos, os Embaixadores da OE irão decidir, a seu exclusivo critério, o número de equipes finalistas para a 3ª Etapa, respeitando o mínimo de 24 equipes finalistas.

e.1) O critério de escolha dos Embaixadores, apesar de de seguir a Tabela de classificação e orientações para as avaliações, é subjetivo, tendo em vista a expertise que eles possuem.

e.2) O vencedor da segunda etapa será determinado pela média entre os votos dos quatro jurados do comitê técnico e a média dos votos das escolas.

e.3) O voto das escolas será computado apenas se houver um mínimo de duas escolas votantes.

e.4) A nota de cada Startup será dada pela fórmula abaixo:

Onde:

E1, E2, E3, E4 = nota de cada embaixador que compõe o corpo técnico da OE.

ESCOLA = média dos votos das escolas para a startup em questão.

N = 5 caso da Startup em questão receber votos de mais de 1 escola.

N = 4 caso a Startup em questão recebe votos de 1 ou menos escolas.

f) A Startup vencedora de cada regional, e que irá para a Final Nacional, será a Startup com a maior “Nota da Startup” de cada regional. Sendo assim classificadas para a 3ª etapa 12 equipes do Ensino Fundamental e 12 equipes do Ensino Médio.

3ª ETAPA – DA FINAL:

a) A final será um grande evento nacional presencial, a ser realizado em local a ser definido, e online ao mesmo tempo. Os alunos terão a oportunidade de estar conosco e apresentar as suas ideias para grandes investidores. 

b) A recomendação da OE é que todas as equipes selecionadas para a 3ª Etapa realizem a apresentação presencialmente.

c) As escolas devem confirmar a presença na Final Nacional (presença física ou online) dentro do prazo estabelecido do Cronograma Oficial (Anexo II) sujeito a desclassificação e o segundo colocado da regional poderá ser convidado para participar da Final Nacional.

d) No evento, cada equipe poderá fazer uma apresentação de 5 minutos, sendo que os jurados terão até 8 (oito) minutos por equipe para fazer perguntas aos alunos.

e) Os Embaixadores irão disponibilizar, a seu critério, um tempo para perguntas e respostas, bem como para interação com as equipes e realização de fotos após o término da competição. 

7. RESULTADOS E PREMIAÇÕES

7.1. As premiações serão realizadas da seguinte forma:

Medalhas

a) Bronze: todos ganhadores da 1ª etapa já são medalhas de bronze (medalhas enviadas no Kit);

b) Prata: todos ganhadores da 2ª etapa; A OE distribuirá medalhas de prata para um total de 16 (dezesseis) equipes, sendo 8 (oito) startups do Ensino Médio (EM) e 8 (oito) startups do Ensino Fundamental (EF).

c) Ouro: A OE distribuirá medalhas de ouro para um total de 8 (oito) equipes, sendo 4 (quatro) Startups vencedoras da Final para o segmento do Ensino Fundamental (EF) e 4 (quatro) Startups vencedoras da Final para o segmento do Ensino Médio (EM).

BÔNUS – passagem de medalhas

Caso a startup que conquistou a medalha de bronze prossiga para a final nacional e lá obtenha uma medalha de prata ou de ouro, torna-se mandatório que a medalha de bronze seja transferida para a equipe que ficou em segundo lugar na mesma categoria, durante a primeira fase da competição em sua escola. Com isso, a escola passará a contar com duas equipes medalhistas nesse segmento.

Troféus

a) A OE premiará os finalistas da Primeira Etapa e da Última Etapa com troféus.

b) As 3 (três) primeiras Startups da 1ª etapa de cada categoria receberão troféus de ganhadores da primeira etapa.

c) As 24 (vinte e quatro) escolas finalistas da 3ª etapa serão premiadas com troféus.

Certificado

O docente responsável e todos os alunos que participaram ao menos da 1ª Etapa irão receber um certificado de participação.

Mentoria

Mentoria (online) será oferecida pelo time de jurados para as 8 (oito) primeiras startups (medalhistas de ouro); um total de 4 (quatro) mentorias para o segmento do Ensino Fundamental (EF) e um total de 4 (quatro) mentorias para o segmento do Ensino Médio (EM).

Bolsa de Estudos para alunos de escola pública

Alunos de escolas públicas premiados na OE 2024 com medalhas de ouro, prata ou bronze e regularmente matriculados em escolas públicas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (ICJ). A participação no ICJ como aluno, desde que cumpridas as regras específicas do programa, pode incluir o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) somente para alunos oriundos de escola pública. A seleção de escolha dos contemplados com as bolsas ICJs são realizadas pela CNPq. Para inscrição e mais informações clique aqui.

Investimento

Possibilidade de investimento real para os finalistas; A OE não promete investimento próprio nem de terceiros, mas coloca as startups em contato com investidores reais. O investimento, se houver, acontece entre a startup e o investidor, a OE não tem nenhuma responsabilidade sobre essa operação.

Caso a Startup que participou da Olimpíada de Empreendedorismo receba algum investimento em até 2 (dois) anos após o encerramento da OE, a OE terá direito a 5% (cinco por cento) do capital social da empresa a ser constituída. No ato de constituição da empresa, a OE terá direito a inserção de uma cláusula anti-diluição do percentual que lhe foi conferido.

Demais premiações

Além dos presentes no regulamento, é importante acrescentar que a OE possui a liberdade de adicionar premiações adicionais sem a necessidade de divulgação prévia. Isso inclui, mas não se limita a reconhecimentos destinados aos alunos, à escola e aos professores de ligação. A OE também reserva o direito de realizar sorteios e distribuição de brindes, sendo estas decisões exclusivamente determinadas pela própria OE.

8. DECLARAÇÃO SOBRE AS REGRAS E NORMAS DE PARTICIPAÇÃO E RESPONSABILIDADES

8.1. É imprescindível que os responsáveis pela organização da OE em cada escola leiam e cumpram rigorosamente as cláusulas desse regulamento, em cada estágio da participação, bem como os materiais que lhes serão entregues. A Organização da OE não fará qualquer concessão contrária às essas regras, independentemente das alegações dos solicitantes.

8.2. Se o responsável não respeitar os prazos, não cadastrar todos os alunos das escolas nos segmentos da OE, se não realizar a 1ª Etapa da OE na escola e enviar todos os arquivos necessários da startup vencedora da sua escola para a OE ou se não entregar os documentos assinados de direito de imagem dos alunos vencedores da 1ª etapa, a OE poderá desclassificar a escola e suas startup e não precisa devolver o dinheiro de inscrição.

9. DIREITOS AUTORAIS

9.1. São reservados para a OE o uso da marca Olimpíada de Empreendedorismo ou o equivalente em outros países como OE Brasil, e dos conteúdos produzidos, tais como provas, livros, ebooks, aulas, palestras, folhetos, livretos, produtos educacionais, certificados, planilhas, apresentações, camisetas, materiais de divulgação, troféus e medalhas.

9.2. Nenhum material, imagem dos participantes, imagem dos co-produtores ou imagem dos embaixadores da OE não podem ser utilizadas com fins comerciais (inclusão em livros e apostilas comercializados por editoras ou sistemas didáticos).

9.2.1. Todos os banners impressos e imprimíveis e as artes digitais (criativos) fornecidos pela OE podem ser utilizados dentro da instituição de ensino e em suas redes sociais. Sem a prévia autorização por escrito da OE, nenhum material fornecido pela Olimpíada com a imagem dos embaixadores pode ser divulgado fora da escola como outdoors, revistas, jornais, televisão ou material pago externo à escola.

10.Disposições finais

10.1. Qualquer divergência, conflito ou necessidade de interpretação do regulamento da OE, a OE reserva os direitos de decidir qual será o entendimento para que tenha uma competição justa para todos.

10.2. Qualquer alteração de data e prazo será realizada pela OE, sendo necessário que a organização notifique todas as escolas com 48 horas de antecedência através dos e-mails cadastrados durante o processo de inscrição.

ANEXO I

MODELOS DE INSCRIÇÃO E VALORES*

Escola Particular: valor de R$  2.900,00 para cada escola(1).

Escola Pública: gratuito, mediante inscrição completa.

O que todos os alunos e professores da escola irão receber:

  • Acesso gratuito ao portal da OE durante o período da OE.
  • Um e-book: guia de como montar uma startup do zero
  • Aulas com especialistas de como montar uma startup passo a passo.

O que as escolas, irão receber :

Acesso online ao portal do professor com arquivos de apoio:

  • Cartaz de divulgação personalizável com o nome ou logomarca da escola para impressão.
  • Acesso ao Certificado dos alunos e professores após o encerramento da OE.
  • Criativos para uso em redes sociais (artes digitais da OE e personalizável).

A OE se reserva o direito de fazer períodos promocionais ou divulgação de descontos a seu exclusivo critério, inclusive revisar os preços cobrados.

  • Entende-se “para cada escola” cada unidade da instituição: cada endereço e CNPJ será tratado como unidades diferentes.

ANEXO III

Kit Escolar


1.1. O kit escolar é composto pelos seguintes itens:

  • Cronograma detalhado da competição
  • 1 livro do aluno (por escola)
  • 1 manual do professor (por escola)
  • 1 camiseta da OE para o Professor de Ligação (por escola)
  • 1 placa de escola empreendedora (por escola)

1.1.1. Kit adicional por segmento:

  • 1 banners impressos
  • 5 medalhas de bronze
  • 1 medalha de professor (por escola)
  • 3 troféus para premiação da Etapa Local

1.1.2. Cada escola terá direito a um kit incluindo os itens adicionais por segmento cadastrado, totalizando um máximo 1 (um) kit por escola e 2 (dois) kits adicionais por escola, sendo um destinado ao Ensino Fundamental (EF) e outro ao Ensino Médio (EM).

1.1.3. A OE disponibilizara o kit de forma gratuita para as primeiras 250 escolas públicas que realizarem a inscrição completa. A escola pública precisará realizar a inscrição completa para receber o Kit.

1.1.3.1. O recebimento do Kit pelas escolas públicas está condicionado à realização da inscrição completa que consiste em: (i) inscrição da instituição no site da OE; (ii) uma reunião inicial com a equipe da OE; (iii) e do cadastro dos alunos no portal junto à OE de acordo com o(s) segmento(s) de cada instituição, como descrito no item 3.9.